Januária-MG
Localizada na região norte de Minas Gerais, á margem esquerda do majestoso Rio São Francisco, Januária encanta seus moradores e visitantes com suas riquezas naturais e culturais.


Exibir mapa ampliado

Januária-MG

A cidade está localizada no alto médio São Francisco, à esquerda do rio São Francisco e é banhada por afluentes do grande rio. Embora as praias fluviais temporárias, a pesca e as cachoeiras sejam as principais atrações da cidade, também merecem nota as grutas de  formações calcária, como a dos Caboclos, que possui algumas pinturas rupestres. Na avenida São Francisco pode-se ver o casario colonial e na Casa da Memória do Vale do São Francisco podem ser vistas amostras de artesanato e o folclore da região. Januária foi descoberta com o sonho do bandeirante Fernão Dias de encontrar esmeraldas, no início do século XIX.

Sítios Arqueológicos

O Parque Nacional do Peruaçu foi criado para preservar o valor paisagístico, geológico, espeleológico, arqueológico e histórico da região do vale do rio Peruaçu, situada no norte de Minas Gerais, à margem esquerda do rio São Francisco. A fauna, o cerrado, as florestas, e demais formas de vegetação existentes também estão incluídas nessa proteção.

O Vale do Peruaçu, pela quantidade e importância de suas pinturas rupestres, é considerado um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo, com fósseis e inscrições rupestres que registram a presença de hominídeos há cerca de 11 mil anos. Numa área aproximada de 56.300 ha, existem mais de 95 cavernas e grutas esculpidas pelo rio Peruaçu e seus afluentes. Nos abrigos sobre as rochas e nas entradas de grutas já foram identificados mais de 80 sítios arqueológicos, com cerca de 12 mil anos de existência. Nas grutas há uma série de painéis de arte rupestre.

Além de sua importância histórica e arqueológica, a área é de notável beleza cênica.

Dentro do parque nasce o Rio Peruaçu, que pertence à bacia do Rio São Francisco, percorrendo áreas alagadas e atravessando um cânion com paredões de mais de 100 m de altura. A degradação das regiões vizinhas faz do parque um refúgio para a fauna nativa. Apesar de seu potencial ecoturístico, o parque não possui infra-estrutura turística e não está aberto à visitação. A cidade mais próxima do parque é Januária, que fica a uma distância de 600 Km de Belo Horizonte (MG).

Januária, terra amada, terra de belas paisagens e povo acolhedor

Localizada na região norte de Minas Gerais, á margem esquerda do majestoso Rio São Francisco, Januária encanta seus moradores e visitantes com suas riquezas naturais e culturais.

Aqui há uma grande quantidade de áreas naturais preservados, sendo a porta de entrada do Parque Nacional do Peruaçu. Nesse parque, ainda fechado a visitação (2006), são encontrados belíssimas cavernas. Sua abertura está prevista para o final do ano de 2007.

Outra importante unidade de conservação da natureza é o Refugio da Vida Silvestre do Rio Pandeiros. O Rio Pandeiros é um dos principais afluentes do Rio São Francisco, sendo considerado um "berçário de peixes" do "Velho Chico".

O Pandeiros encanta por suas belas cachoeiras, suas aguas cristalinas e por abrigar o único pântano de Minas Gerais. Suas corredeiras são propícias para prática de esportes radicais.

A cultura tradicional de Januária é encontrada em todos os cantos da cidade, manifestada através do folklore, artesanato, culinária e patrimônio arquitectônico.

Januária apresenta um vasto patrimônio histôrico. Em toda cidade há edificações de grande valor histórico - arquitectônico. Grande parte desses prêdios datam no século XIX.

No distrito do Brejo do Ampáro, berço da nossa histôria, encontra-se uma das igrejas mais antigas de Minas Gerais, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construido\a no ano de 1688.

Entre todas essas maravilhas, a que mais se destaca é o Rio São Francisco. O "Velho Chico" foi responsável pelo surgimento e desenvolvimento de Januária e, por isso, a população o tem como sua maior riqueza. Além de apreciar a beleza cênica do rio, durante os meses da seca, os visitantes podem desfrutar da Praia, que se forma próximo ao centro de Januária..

Conheça alguns adeptos da cidade maravilhosa:
Casa dos Paes

Superbarateiro
Uniminas

Assuntos Relacionados (Praia de Januária):
Barraca do Bento
Barraca do Primo
Galera de São Francisco na Barraca do Primo